terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Gênese das Emoções

“Fascinante é o estudo do sistema nervoso do homem, de sua organização morfopsicofuncional que rege as necessidades do indivíduo e suas relações com o ambiente físico e social peculiares a nossa espécie que é por nós chamada de personalidade.

O homem é, por excelência, um ser social que aprende de uma maneira mais complexa, por essa razão, é mais eficiente que os outros seres vivos na medida que possui um tipo único e especial de sistema de comunicação: a linguagem. O que uma pessoa se torna eventualmente, em termos de comportamentos e crenças, depende da cultura na qual está inserida. Não só o homem faz cultura, mas ele também é feito pela cultura.

O estudo do cérebro ocorre dentro de um princípio holístico (A. R. Luria)*, o qual baseia-se na idéia de que processos psicológicos em larga escala operam em sistemas funcionais intimamente integrados e desempenham cada qual um papel na atividade psíquica. Sendo eles responsáveis pela manutenção do tono do córtex, estado indispensável para o correto recebimento, processamento, elaboração e conservação da informação, assim como pelos processos de formação e organização de comportamentos e também pelo controle de suas execuções a partir do próprio corpo do indivíduo.

Nossos pensamentos, sensações, percepções, fantasias, possuem uma realidade física. Um pensamento é formado por milhares de impulsos eletroquímicos. A neurotransmissão é mais um dos intrincados segredos do sistema nervoso que está sendo exaustivamente estudado e lentamente esclarecido.”

- NICOLAU, P. (Psicologia Médica)

* LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia; trad. de Juarez Aranha Ricardo. Rio de Janeiro, LTC/EDUSP, 1984. 346p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário