sábado, 3 de abril de 2010

WORKSHOP

LEITURA CORPORAL
UM MAPEAMENTO FÍSICO DAS EMOÇÕES


O Corpo nos fornece meios de comunicação, de conhecimento, autoconhecimento e consequentemente caminhos terapêuticos.

A liberdade corporal e comportamental, pode-se dizer que, está diretamente ligada à nossa escolha de permanecermos fiéis, ou não, às nossas necessidades básicas, originais, ao nosso projeto original. Mas a grande maioria das pessoas escolhe por fazer suas escolhas baseadas naquilo que esperam dela, exigem dela, impõem a ela. Assim se afastam, cada vez mais, do verdadeiro “SER”, dando início aos desequilíbrios e disfunções, sejam elas: corporais, orgânicas, emocionais ou comportamentais.

Quase não é abordado, ou pelo menos não com a profundidade merecida, o fato de que grupos musculares entram em ação para que o corpo expresse um determinado sentimento, uma emoção ou simplesmente uma sensação. E, que estes grupos musculares, quando solicitados repetitivamente ao longo da vida de uma forma não fiel às nossas necessidades originais de expressão, podem levar a uma disfunção ou desequilíbrio. Culminando, muitas vezes em uma patologia.


BIOMECÂNICA PRIMAL

A Biomecânica Primal, tem por princípio respeitar e seguir a originalidade e simplicidade da psicomotricidade com a qual nascemos e, que desenvolvemos segundo uma auto-educação com influências, é claro, culturais, sociais e até religiosas. Ao nascer, o ser humano traz consigo uma infinita capacidade de desenvolvimento e de adaptação que, por sua própria escolha, poderão ser utilizadas de forma construtiva, de forma distorcida ou até mesmo de forma destrutiva.

Através da BIOMECÂNICA PRIMAL, sugerimos, porque não dizer induzimos, que sejam identificadas quais escolhas foram feitas, em que direção se caminhou, quais os desequilíbrios e disfunções suas escolhas causaram e quais os ganhos alcançados. E a partir daí decidir, ou não, por novas escolhas e caminhos, porém com mais consciência e totalidade. A partir da experimentação de exercícios, movimentos e posturas executados em conformidade com as propostas da BIOMECÂNICA PRIMAL, efetivamos a compreensão da linguagem corporal, retomamos o acesso às nossas capacidades e potencialidades originais. Percebemos o quanto é perfeita, eficaz e pura a nossa expressão corporal. Com isso passamos a vivenciar o SER com mais naturalidade e espontaneidade.


- Workshop com Terapeuta Corporal Luiz Perez
Data: 15 de Maio, 2010
Local: Espaço Ser em Movimento
Rua Voluntários da Pátria 257, sobrado
Botafogo - Rio de Janeiro
Informações e inscrições:(21) 2537-2200/2286-2020

Um comentário:

  1. A abordagem da leitura corporal e biomecânica primal proposta pelo Luiz veio muito ao encontro do gap que sempre vivenciei entre o universo da ciência e o universo humano. Grandes fontes de conhecimento, ainda que cientificamente comprovadas, demonstravam serem incapazes de vir ao encontro das verdadeiras necessidades funcionais de cada indivíduo, criando assim um grande questionamento quanto suas aplicabilidades.

    É muito conveniente rotular cada caso e manter a compreensão corporal restrita à nível de uma mecânica plástica, interpretada através de um prisma de uma técnica ou metodologia qualquer. Ao meu ver, o grande equívoco parte do pressuposto de que sua grande maioria desconsidera o fato de que, ainda que dotados de uma biomecânica e fisiologia similar, cada corpo é um corpo. Cada ser tem seu mecanismo próprio de expressão, sua bagagem diferencial e sendo assim, sua autenticidade e ápice na função.

    Conseguir atingir esse nível de reconhecimento ao abordar uma plenitude tão essencial ao ser humano é realmente um grande diferencial que o Luiz apresenta. Compreender a linguagem corporal através da biomecânica primal e reconhecer seus mecanismos mais intrínsecos tem sido uma descoberta extremamente libertadora, pois além de promover um conhecimento completamente banido de estereótipos, o processo é regado por uma plenitude indescritível. Uma verdadeira proposta aonde podemos claramente compreender as verdadeiras origens e tendências das alterações morfofuncionais mais eruditas, como também explorar a sensorialidade da verdadeira fusão entre a tríade corpo (físico e emocional), mente e espírito. Após uma vivência mergulhada sob tais conceitos, as capacidades humanas realmente comprovam serem ilaceráveis perante qualquer circunstância.

    Poucos são os profissionais que realmente conseguem utilizar o conhecimento como alicerce à veracidade das especificidades e plenitude humana, e a abordagem da leitura corporal e biomecânica primal, desenvolvida pelo Luiz com tanta propriedade, vem de grande encontro às nossas verdadeiras potencialidades.

    Aproveitem a oportunidade!

    ResponderExcluir